USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

FAPESP – Projeto Geração: para doutores sem vínculo empregatício

A FAPESP abriu inscrições para proposta Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração, voltada a pesquisadores em início de carreira. O objetivo é apoiar pesquisas baseadas em ideias audaciosas, em todas as áreas do conhecimento, apresentadas por cientistas graduados há menos de 11 anos e com título de doutor obtido há menos de 6 anos e sem vínculo empregatício no momento da contratação.

Também é oferecida uma Bolsa Geração para manutenção do Pesquisador Responsável, que deve se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do projeto. O prazo para a submissão de propostas se encerra no dia 25 de maio.

A FAPESP destinou ao edital um valor total máximo de R$ 32 milhões, podendo selecionar até 20 propostas. Os projetos aprovados deverão ter duração de até 60 meses, com possibilidade de prorrogação.

Cada proposta poderá solicitar o valor máximo de até R$ 1,6 milhão, incluindo itens de dispêndio, tais como material permanente, de consumo, serviços de terceiros, a Bolsa Geração do proponente (obrigatória) e demais bolsas.

Em contrapartida, a instituição-sede garantirá condições adequadas de trabalho para o Pesquisador Responsável, como espaço físico, infraestrutura, laboratórios e tempo de dedicação à pesquisa, além de pessoal de apoio técnico e administrativo e liberdade de recrutar estudantes para o projeto.

O Projeto Geração integra os mecanismos de fomento oferecidos pela FAPESP para pesquisadores no início da carreira, ao lado das modalidades Jovem Pesquisador (JP) e Projeto Inicial π (Pi). As três modalidades, com objetivos e público-alvo distintos, visam atrair e fixar talentos em São Paulo (JP), incentivar pesquisadores contratados recentemente para alavancar a formação de recursos humanos no início da carreira (Pi) e apoiar pesquisadores sem vínculo empregatício que ainda não possuem experiência internacional substancial para a solicitação de um JP (Geração).

Informações mais detalhadas do edital também estão disponíveis em vídeo no canal da Agência FAPESP no YouTube.

Links:

Chamada do Projeto Geração – https://fapesp.br/projetogeracao

Vídeo de lançamento da chamada –  https://www.youtube.com/watch?v=_zSkEia311Y

Fonte: Agência FAPESP – https://agencia.fapesp.br/fapesp-lanca-edital-do-projeto-geracao/38005/