INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS EDITAIS PIBIC/PIBITI 2020-2021

No período de 04/05/2020 às 8h30 a 22/05/2020 às 12h00, docentes e pós-doutorandos da Universidade de São Paulo podem inscrever projetos de Iniciação Científica.  A inscrição é feita através do sistema Atena, pelo próprio orientador.

Um projeto de Iniciação Científica é o que envolve alunos de graduação em pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, priorizando ao aluno a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

O processo de seleção será realizado posteriormente pela Comissão de Pesquisa da Unidade, que deverá avaliar e classificar as propostas.  A Pró-Reitoria de Pesquisa distribuirá as bolsas proporcionalmente à demanda das Unidades e conforme classificação das Comissões de Pesquisa.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, durante doze meses, com início em agosto de 2020.

Os editais PIBIC/PIBITI 2020/2021 podem ser consultados em

– Edital de Bolsas PIBIC-EM – CNPq – 2020/2021

– Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2020/2021

– Edital de Bolsas PIBITI – CNPq – 2020/2021

ORIENTADORES

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no novo módulo de Iniciação Científica e Tecnológica do sistema Atena. As instruções para o cadastro do projeto estarão disponíveis no link “Ajuda” do menu “Programas /Iniciação – 2020” do sistema Atena.

Conforme orientação do edital o “projeto resumido de pesquisa deve conter até 10 páginas, contendo a Área de Tecnologia Prioritária do MCTIC* (item 3.2 do edital*), informar a área de tecnologia prioritária que o projeto atende, assim como Introdução, Objetivo, Metodologia, Cronograma e Referências (o projeto pode ser individual do bolsista ou, caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo estudante bolsista);

Solicitamos especial atenção ao preencher o formulário no Atena. Principalmente no que diz respeito a vigência da bolsa de pesquisa e os arquivos anexados pois os arquivos depois de inseridos não podem mais ser modificados.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO IQSC/USP

Estamos disponibilizando:

– Planilha referente aos Critérios Seleção e Classificação IQSC/USP;

– Formulário de Cálculo e Lista de Publicações (na planilha)no qual deverão ser preenchidos e enviados para o e-mail copesq@iqsc.usp.br ;

– Passo-a-passo para facilitar o preenchimento da planilha em caso de dúvidas;

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando, basta informar o número USP em “Programas/Iniciação – 2020/Usuário Pós-Doutorando”. Após o cadastro, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso” do menu Acesso Restrito. Lembrando que para poder ser orientador PIBIC/PIBITI, a vigência do pós-doutorado cadastrada no sistema Atena terá que estar vigente até o prazo final do programa PIBIC/PIBITI, ou seja, até final de agosto.

Outras informações: Secretaria da Comissão de Pesquisa do IQSC – (16) 3373-8031 ou copesq@iqsc.usp.br