USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Programa de Atração e Retenção de Talentos (PART)

O Programa de Atração e Retenção de Talentos (PART) da Universidade de São Paulo (USP) foi criado com a finalidade de valorizar doutores recém-titulados, de todas as áreas do conhecimento, que estejam desenvolvendo suas pesquisas na USP e encontrem-se formalmente cadastrados no Sistema Eletrônico Corporativo da Pró-Reitoria de Pesquisa. A eles será oferecida a oportunidade de serem agentes ativos para desenvolver suas competências e habilidades visando o ensino de graduação, conforme Resolução n’ 7754, de 27 de junho de 2019, publicada no DOE em 28.06.2019.

Ao ser selecionado para atuar no PART o pós-doutorando poderá também exercitar a habilidade de liderança na consecução de projetos de ensino, essenciais para o Doutor com objetivo de atuar na carreira acadêmica.

Com o PART, a USP segue na busca da excelência ao incluir Doutores recém-titulados participantes de seu Programa de Pós-Doutorado em atividades acadêmicas, em suas várias vertentes científicas, culturais, tecnológicas e de ensino.

Os pós-doutorandos selecionados serão contratados como docentes da Universidade de São Paulo, por prazo determinado, e na função de Professor Colaborador.

É necessário solicitar ao setor de Graduação ofício para validar o plano de ensino/atividade e as respectivas disciplinas a serem ministradas pelo candidato, e em posse deste ofício solicitar à Comissão de Pesquisa ofício indicando a relevância do plano de pesquisa. Para que haja tempo hábil para análise, a solicitação à Comissão de Pesquisa deverá ser feita até 03/10.

Dúvidas sobre o Edital do PART  https://prp.usp.br/wp-content/uploads/FAQ_PART.pdf

Acesse o edital completo

Para a inscrição, o pós-doutorando interessado deverá acessar o Sistema Corporativo https://uspdigital.usp.br/admissaocolaborador e inserir os documentos solicitados.